A memória é curta, demasiado curta para todos aqueles que agora pedem medidas drásticas para míudos protagonistas de actos violentos nos recintos escolares, não se lembrarem que os primeiros autores de actos como castigos corporais severos, foram os pedagogos assim chamados, os professores, até à não muito tempo. Eu até à quarta classe, actual quarto ano feita em 1975, convivi de perto com aquele instrumento de agressão predilecto dos professores a que chamavam a régua dos cinco olhinhos. Crianças desmotivadas por maus ambientes, convivendo dentro de famílias desestruturadas, num fenómeno transversal a todas as classes sociais, reflectem na escola essa mesma desestrutura.
A agressividade das crianças não é algo mau e que deva ser combatido, as crianças todas, têm uma agressividade natural que é desenvolvida entre colegas e se nenhum se queixar, deve ser vivida, as crianças partilham momentos de amizade agressiva e doce quase em simultâneo e não há agora miúdos piores ou melhores dos de outros tempos, continuam a haver sim, miúdos que devem ser educados por pais e professores e que em vez de reprimidos ou castigados, devem ser amados e acarinhados principalmente quando erram pois como diz o provérbio chinês: "Ama-me quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso."Quando uma criança se isola se afasta se nega a interegir com os colegas, aí sim devemos ser vigilantes e procurar saber os mutivos dessa "fuga", motivos que podem ser muitos mais do que aqueles que acontecem nos recreios das escolas.
Crescer é duro, ser criança não é fácil, mas é deslumbrante crescer, aprender , errar e acertar. Eu aprendo todos os dias a crescer com os meus que comigo crescem e que me ensinam a lidar com eles e assim em conjunto aprendemos a crescer na vida!
. BOURBON
. A PROPÓSITO DO MUNDIAL DE...
. ABRIL
. URGÊNCIA
. O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNIC...
. NO PEITO
. A BOLHA
. AVAREZA
. ...
. WARNING
. 2009
. SER
. DESAMOR
. ...
. VIDA
. VIAGEM
. AMOR
. AC/DC
. CONTEÚDOS QUE VISITO
. CIGANA
. FASCINIO, ARTE E BELEZA NOS AUTOMOVEIS E NA MULHER
. JOSÉ ANTÓNIO BARREIROS-uma parte de mim e por onde ando
. LAURINDA ALVES A SUBSTÂNCIA DA VIDA