Sou um utilizador diário dos transportes públicos em Gaia e no Porto, e desde o momento em que o metro do Porto ganhou mais uma estação em gaia, a estação D. João II, tornei-me também um viajante assíduo neste novo meio de transporte. Realmente, passei a ficar mais perto de casa e dos centros de Porto e Gaia em muito menos tempo. Acontece porem que, ao contrário da estação que precede, a do "El Corte Inglés" que tem uma vasta cobertura para os utentes, dispondo inclusive de escadas rolantes que permitem um acesso directo à grande superfície, esta, que me deixa mais perto de casa, inaugurada em Junho permanece, grande, sem duvida, no meio da avenida da Republica, como aliás todas as outras, mas, sem cobertura alguma.
Enquanto decorre este Verão fresquinho com noites fresquinhas e raros dias que dêem vontade de dar um salto à praia, os utentes desta estação do metro de superfície, lá vão aguentando as esperas mesmo sem cobertura pois há horários a cumprir, mas sempre com um olho de viés para o céu não vá a chuva aparecer sem avisar, como sempre aparece e nunca avisa. E quando o verão terminar e o Outono e depois o Inverno chegarem, com todas as suas variantes de chuvas? desde a morrinha, a chuva molha-tolos, até aquela quem vem acompanhada de rajadas de vento, que em vez de vir de cima , vem exactamente por baixo e pelos lados, até àquelas que chovem a "cântaros" que em vez de gotas, parece mais um balde despejado durante horas seguidas?
De todas as estações à superfície do metro do Porto que conheço, desde o Sr. de Matosinhos ao Estádio do Dragão ou até Pedras Rubras, esta , a de D. João II, é a única que se apresenta como as fotos que tirei com o telemóvel demonstram, sem cobertura.
Sr. Presidente do metro do Porto, faça lá o favor de mandar colocar a cobertura da estação que a malta agradece.
. BOURBON
. A PROPÓSITO DO MUNDIAL DE...
. ABRIL
. URGÊNCIA
. O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNIC...
. NO PEITO
. A BOLHA
. AVAREZA
. ...
. WARNING
. 2009
. SER
. DESAMOR
. ...
. VIDA
. VIAGEM
. AMOR
. AC/DC
. CONTEÚDOS QUE VISITO
. CIGANA
. FASCINIO, ARTE E BELEZA NOS AUTOMOVEIS E NA MULHER
. JOSÉ ANTÓNIO BARREIROS-uma parte de mim e por onde ando
. LAURINDA ALVES A SUBSTÂNCIA DA VIDA