Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008

SALA DE ESPERA 2

Ontem, dia 17 de Setembro, fez um ano, que faço visitas regulares ao hospital Santos Silva em Gaia, para consultas de Endocrinologia, para controlo e redução do excesso de peso. São, consultas com intervalos de tempo alargados, cerca de quatro meses, durante os quais vou aplicando as rotinas alimentares assim como os medicamentos indicados pela médica que me vem prestando assistência. Assim, posso constatar, um ano depois de ter começado com estas "visitas", e, nove meses depois de ter falado no "Conteúdos" sobre as mesmas (no fim deste post farei a reedição do primeiro sobre este assunto) o seguinte: A nível pessoal, e sem me alongar muito, o tratamento seguido tem dado resultados muito satisfatórios, tendo obtido uma redução de peso equilibrada ao longo de doze meses de 29 KG, estando assim, muito satisfeito com a pessoa, a médica que com os seus conhecimentos e meu empenhamento, proporcionou estes resultados. No que diz respeito ao desempenho administrativo do hospital, continuo, um ano depois bastante insatisfeito. Com marcações de consultas para as 9:30 da manhã e atendimento médico às 12:15, continua a ser completamente surrealista a forma como a administração hospitalar gere os seus recursos humanos, sujeitando os utentes dos seus serviços a tão longas, diria mesmo, desumanas esperas. Quem recorre ao hospital,  estará presumivelmente doente, ou serei eu que estarei a pensar errado? Os utentes continuam, bastantes, idosos, a aguentar de pé nos corredores, com receio de não ouvirem por si chamarem nos altifalantes colocados na sala de espera, bastante distante de alguns gabinetes médicos.

Mas Sempre se tira algo de bom durante tanto desperdício de tempo, o contacto humano que se vai fazendo com pessoas, algumas a atravessar momentos difíceis na vida, é muito enriquecedor.

 

Fotos por mim tiradas com o telemóvel

 

P.S.

Aqui fica o post de Janeiro deste ano sobre este assunto.

 

QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2008
SALA DE ESPERA
Tenho ido regularmente ao hospital Santos Silva em Gaia, a consultas de Endocrinologia para tentar diminuir e controlar o excesso de peso. As consultas têm corrido de modo satisfatório e por isso muito agradeço aos médicos que me têm orientado e medicado para que eu consiga uma melhor qualidade de vida.
Mas, algo está a falhar na parte de encaminhar os utentes até aos gabinetes médicos. Eu por exemplo tendo me dirigido aquela unidade hospitalar para uma das referidas consultas de Endocrinologia, com hora marcada para as 14, só fui atendido pelas 17 e apesar de existir uma informação a pedir para aguardarmos na sala de espera, esta estava praticamente vazia tendo todos nós, aguentado perseverantemente no corredor extenso pois não havia ali um sistema de intercomunicação com altifalantes que nos permitisse ouvir o nosso nome. Quando tanto se tem falado de saúde pública nos últimos tempos, essa mesma saúde publica deveria começar pelo respeito no modo como os utentes do nosso sistema público de saúde são tratados.

 

 

 

música: David Bowie- Changes
Tags:
publicado por Jorge Santos às 08:40
link | comentar | favorito
8 comentários:
De Paola a 22 de Setembro de 2008
Oi, Jorge.

Tenho para mim que, de modo geral, o problema dos hospitais não reside nos médicos. É mesmo na gestão administrativa da coisa... São horas de espera sem se perceber a razão! Às vezes nem os médicos entendem... Aprenderam assim e pronto. Mas o mais importante são mesmo os resultados, não?

Bjo
De Jorge Santos a 22 de Setembro de 2008
Olá Paola .
No meu caso, posso dizer que estou satisfeito sem duvida, e, continuarei este programa com esta médica, próximo encontro daqui a seis meses :)
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Paola . <BR>No meu caso, posso dizer que estou satisfeito sem duvida, e, continuarei este programa com esta médica, próximo encontro daqui a seis meses :) <BR class=incorrect name="incorrect" <a>bjo</A> !
De Sónia Pessoa a 18 de Setembro de 2008
Ainda bem que os resultados são positivos, é um bom incentivo para continuares. Quanto a tempos de espera nem me fales, vim agora mesmo de estar duas horas e meia com o rodrigo no dentista á espera e o rapaz não foi atendido... que raiva! beijinhos
De Jorge Santos a 19 de Setembro de 2008
Sim, até agora bons resultados, quanto ao resto, como já adivinhava, é um problema à escala nacional. Tens me feito umas saudades de Londres com os teus textos... :)
beijinhos.
De Jorge Soares a 18 de Setembro de 2008
Olá

Em primeiro lugar os meus parabéns pelo excelente resultado do tratamento, grande empenho e força de vontade.

Quanto ao funcionamento do hospital, infelizmente é prática comum, na passada quarta feira tinha consulta para as 9 da manhã e fui atendido às 12:15, com a agravante que estamos a falar de um hospital ortopédico onde dezenas de pessoas tem que esperar numa sala sem condições e sem lugares suficientes.

Abraço
Jorge Soares
De Jorge Santos a 19 de Setembro de 2008
Obrigado.
É de facto incompreensível perdermos tanto tempo nos corredores hospitalares...
Abraço
De M a 18 de Setembro de 2008
Ficamos gratos pela visita e pelo apreço manifestado pelo nosso jogo.
O assunto que tratas neste post é na verdade relevante.
De Jorge Santos a 18 de Setembro de 2008
Sem duvida, grato pela visita também
Cumprimentos

Comentar post


. Jorge Santos

. 16 seguidores

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

.arquivos

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.posts recentes

. OS OLHOS DE MINHA MÃE

. AO MEU PAI

. BOURBON

. IDA SEM VOLTA

. NÃO FUI EU!

. O TAMANHO DA CAMISOLA

. JOSÉ SARAMAGO

. A PROPÓSITO DO MUNDIAL DE...

. MENTIRAS...

. ABRIL

. URGÊNCIA

. O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNIC...

. AGRESSÕES ESCOLARES

. LIBERDADE DE IMPRENSA

. BAILINHO DA MADEIRA

. NO PEITO

. CHAVELA VARGAS

. LIBERDADE

. O SENHOR DAS ÁGUAS

. DEZ DE JUNHO

. DE ANIMO LEVE

. ANTHONY AND THE JHONSONS

. OS DARWINIANOS

. A BOLHA

. AVAREZA

. A IRMÃ DO MEU FILHO

. A PARTILHA DE UM MOMENTO

. ...

. FILHO DE PAI SEPARADOS

. WARNING

. 2009

. TIME AFTER TIME

. SOMOS LIVRES

. MINHA CONSCIÊNCIA

. PARABÉNS FILHO!

. SER

. DESAMOR

. A MAIOR EMPRESA DO MUNDO

. FINALMENTE

. MEU CREDO

. ...

. OS AMIGOS

. VIDA

. VIAGEM

. AMOR

. CIDADANIA 2

. GOSTO DOS MEUS ERROS

. DA VIOLÊNCIA

. AC/DC

. SALA DE ESPERA 2

.Tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds